Título
Poéticas do educar: práticas docentes, ensinagens e aprendências em tempos difíceis
Descrição
Na condição de educadores, professores e/ou mediadores de aprendizagem, seja qual nomenclatura adotemos, somos sabedores que é por meio de uma educação focada na qualidade e comprometida com a formação humana que nos conduzirá à transformação e ao avanço da nossa sociedade. Sim, pois é esta que determina os formatos das nossas escolas e da nossa maneira de atuar no cotidiano da sala de aula das creches às universidades brasileiras.
Felizmente ou infelizmente, é assim que o processo educativo acontece e, não somente hoje, mas desde a fundação das nossas primeiras escolas no Brasil durante a segunda metade do XVI, cuja função sabemos, não era apenas ensinar os nativos a ler, a escrever ou as funções matemáticas, mas também, a doutrinação católica promovida Companhia de Jesus, ditada por meio do proposta contida na Ratio Studiorum, em 1599.
A presente obra, Poéticas do educar: práticas docentes, ensinagens e aprendências em tempos difíceis, organizada por mim, professor José Flávio da Paz, objetivou congregar experiências docentes, pesquisas e demais que promovessem a reflexão de um processo de ensinagens e aprendências para além do espaço físico da escola, mas que a tivesse como perspectiva, uma vez que somos, enquanto docentes/pesquisadores agentes de transformação contínua, a começar por nós e nos colegas, alunos e comunidade por consequência das nossas iniciativas.
A Obra está dividida em três sessões a saber: artigos, entrevista e poesias.