Edição Atual

v. 1 n. 1 (2019): REVISTA FACULDADE FAMEN

ISSN 2675-0589

A REVISTA FACULDADE FAMEN é um periódico científico que objetiva publicar artigos de pesquisa, ensaios, estados da arte e resenhas críticas sobre o campo da ciência da educação, de forma ampla e em diálogo com as demais áreas da formação humanística.

Publicado: 2020-04-18
Ver Todas as Edições

ISSN 2675-0589

Editora FAMEN: como publicar na Revista Científica?

 

ISSN 2675-0589

Editora FAMEN: como publicar na Revista Científica?

 

  1. Título da Revista Institucional

       REVISTA FACULDADE FAMEN

 

  1. Objetivo

A REVISTA FACULDADE FAMEN é um periódico científico que objetiva publicar artigos de pesquisa, ensaios, estados da arte e resenhas críticas sobre o campo da ciência da educação, de forma ampla e em diálogo com as demais áreas das humanidades e ciências sociais.

 

  1. Critérios de Publicação

Os artigos encaminhados para a REVISTA FACULDADE FAMEN devem ser preferencialmente inéditos. Não serão publicados artigos que destoem da política editorial, dos fundamentos e dos eixos temáticos estabelecidos pelo Regimento Interno da Editora.

Os artigos em formato digital serão disponibilizados integralmente na aba Revista Científica, no site www.editorafamen.com.br. A Editora FAMEN considera que os conceitos e posicionamentos emitidos nos artigos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião de seu conselho editorial.

O tratamento ético da pesquisa, a qual o artigo se refere, é de responsabilidade dos autores. Após a publicação, é recomendável a disponibilização do artigo no repositório de acesso aberto da Faculdade FAMEN para a replicabilidade dos estudos, bem como, para o aumento da visibilidade e das citações dos periódicos publicados.

 

  1. Eixos temáticos das Linhas de Pesquisa da Editora FAMEN

Eixo 1 – Política e gestão da educação - pesquisa numa perspectiva crítica e contextualizada sobre as políticas de educação básica e superior, contemplando os eixos: educação e trabalho; gestão e financiamento; políticas de formação de professores e gestores.

Eixo 2 -  Formação de Professores e práxis pedagógicas - pesquisa sobre o docente, o estudante, as práticas, os processos formativos, inicial e continuado de formação, as  representações sociais e o desenvolvimento sócio profissional.

Eixo 3 – História e Memória da educação - Investiga temáticas referentes aos fundamentos históricos, filosóficos e autobiográficos da educação. Privilegia práticas educativas em suas diversas manifestações escolares e não escolares.

Eixo 4 – Ensino, Currículo e produtos educacionais - Estudos e pesquisas que problematizam a construção das ciências e sua relação com os processos formativos e as práticas sociais.

Eixo 5 – Educação, comunicação, linguagens e movimento – Estudo e pesquisa em leitura, literatura, dispositivos midiáticos e informacionais, das linguagens, do corpo e da cultura de movimento na educação.

Eixo 6 – Psicologia da educação, Psicopedagogia, NeuroPedagogia e Inclusão Escolar - Estudos e pesquisas que problematizam as Teorias da Aprendizagem, Desenvolvimento da Criança, Avaliação Psicopedagógica, Avaliação da Linguagem e Perfil Psicomotor, Universo Lúdico, Psicomotricidade,  Deficiências e Transtornos do desenvolvimento e do comportamento, Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização.

Eixo 7 – Educação Profissional, Sociologia da Educação, e Psicologia Social - Estudos e pesquisas que problematizam temas clássicos e contemporâneos do conhecimento sociológico e suas relações com o campo da educação profissional, da Pedagogia Social e da Educação Social.

 

  1. Periodicidade

A periodicidade de recebimento de artigos ocorrerá por meio de fluxo contínuo. A demarcação dos volumes dos cadernos da REVISTA FACULDADE FAMEN serão semestrais. Em cada volume, serão publicados no mínimo 15 artigos.

 

  1. Tipos de Publicações Aceitas no Gênero Revista Científica

• Artigo de revisão bibliográfica; • Artigo científico empírico; • Comunicação técnica; • Estudos de caso, Experiência e Produtos Educacionais; • Ensaios; • Resenhas; • Resultados de pesquisa de iniciação científica.

  1. Normas

TÍTULO DO TRABALHO: Letras Maiúsculas e Subtítulo só com a primeira letra em maiúsculo. Utilizar Fonte Time New Roman, Corpo 12, em Negrito, Centralizado.

Nome do autor

Deve ser escrito em fonte Times New Roman 10, descrever as credenciais: função que exerce atualmente, a instituição que pertence, titulação e e-mail, alinhados à direita.

Se existir mais de um autor, os nomes deverão ser organizados em ordem alfabética.

Caso exista o orientador, na sequência, primeiro o autor depois o orientador.

 

RESUMO

O resumo deve estar acompanhado por uma tradução em língua estrangeira (inglês, espanhol, francês e alemão) com palavras-chave. Pode ser escrito com, no máximo 250 palavras e apresentar de forma concisa, os objetivos, a metodologia e os principais resultados alcançados e as principais conclusões. Não deve conter citações. O texto deve estar justificado, escrito em times New Roman tamanho 12, recuo de 1,25 cm da direita e esquerda e com espaçamento simples entre linhas. No final do resumo deve-se indicar de três até 5 palavras-chave, separadas por ponto.

 

Palavras-chave: Pesquisa. Famen. Metodologia. Ensino

 

Quanto à estrutura textual:

         Elementos pré-textuais (título, autor, informações do autor, resumo, abstract);

         Elementos textuais (introdução,  desenvolvimento e considerações finais)

         Pós-textuais (referências, apêndices e anexos)

Fonte: NBR 6022

 

O artigo deverá conter no mínimo nove e, no máximo quinze laudas. O trabalho deverá ser escrito com fonte Times New Roman, tamanho 12, papel formato A4, com margens superior/direita de 3 cm, esquerda/inferior 2cm. O espaçamento entre linhas e entre parágrafos de 1,5. Antes de iniciar uma seção o parágrafo anterior deverá ter um espaçamento de 1,5. O parágrafo justificado e numeração de páginas no canto inferior direito.

Os artigos devem ser escritos por, no máximo, três autores, sendo, pelo menos um deles, Mestre (a) ou Doutor (a).

O texto integral do trabalho poderá ser apresentado em português, inglês, francês ou espanhol.

Nesse caso o resumo deve vir na língua em que foi escrito e a tradução em língua portuguesa, com cerca de 100 a 250 palavras em espaço 1,0 (simples), acompanhado de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto.

O título de cada seção deverá iniciar em negrito e maiúsculo. As seções deverão ser enumeradas com exceção da “Introdução” e das “Considerações finais”.

Os subtítulos devem estar em maiúsculo sem negrito

As citações deverão seguir as normas da ABNT em voga. Citações diretas de até três linhas deverão estar inseridas na sequência normal do parágrafo, entre aspas, com a mesma fonte e tamanho de letras, acompanhadas do sobrenome do autor, data e página da fonte, ex.: “O poeta é um fingidor” (PESSOA, 1980, p. 34). Caso o texto citado já contenha sinal de pontuação encerrando, a frase, as aspas finais são colocadas após este sinal; caso contrário, as aspas delimitam o final da citação.

Citação direta com mais de três linhas ou citação longa tem regra específica. É transcrita em parágrafo distinto, ou seja, separada do  tamanho da letra deve ser reduzido (fonte 10). Não deve conter aspas; transcrito com espaço entrelinhas simples;

         Ex.:

Haveis de saber irmãos peixes, que o sal, filho do mar como vós, têm duas propriedades, as quais em vós mesmos experimentam: conservar o são e preservá-lo para que se não corrompa. Estas mesmas propriedades tinham as pregações do vosso pregador Santo Antônio. Como também os devem ter as de todos os pregadores. (VIEIRA, 2005, p.46)

 

Nas citações indiretas também conhecidas por paráfrase. Quando reescrevemos um trecho de uma obra com nossas próprias palavras, ou seja, alteram-se as palavras, mas conservam-se as ideias do autor. Não se usam aspas e a citação deverá estar inserida no texto normalmente, porém com alusão ao autor é colocada apenas da data, independente da quantidade de linhas. Ex.: De acordo com a proposta teórica de Moisés (1999) é possível avaliar... *Em casos de dúvidas e esclarecimento consultar a ABNT.

As fontes citadas no trabalho deverão ser obrigatoriamente mencionadas nas referências bibliográficas. Também não se devem colocar, nas referências, fontes não citadas.

As notas de rodapé poderão ser utilizadas e devem ser apenas explicativas, a fonte deve ser Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado. Caso o trabalho já tenha sido divulgado por outro meio, esta informação deverá estar claramente indicada numa nota de rodapé;

 Ilustrações

Poderão ser inseridas em sequência e de acordo com as normas da ABNT. Devem ser citadas no texto antes e, ao serem expostas, devem conter a referência: ex.: (Tabela 1 – Título) e a fonte de onde foram tiradas. A legenda deverá aparecer na parte inferior. A ilustração deve figurar o mais próximo possível do texto a que se refere. A fonte e legenda devem ser colocadas imediatamente abaixo da Ilustração com a primeira letra maiúscula, para indicar a autoria da imagem e/ou informações da Ilustração, precedida da palavra. Usar a fonte Times New Roman tamanho 10, espaçamento simples.

Tabelas

As Tabelas devem ter um número em algarismos arábicos, sequencial, escrito na parte superior à esquerda da página, precedida da palavra ‘Tabela’. Devem conter um título por extenso, escrito no topo da Tabela, para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo, o título deve ser com fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito e alinhado a esquerda. A fonte de informação da Tabela deve ser colocada imediatamente abaixo da Tabela em letra maiúsculo-minúscula para indicar a autoria dos dados e/ou informações da Tabela, precedida da palavra ‘Fonte’. No texto interior deve-se usar a fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizado, espaçamento simples.

REFERÊNCIAS

A regra geral para elaboração de referências segue a seguinte estrutura:

SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra: Subtítulo (se houver). Edição (Só da 2ª em diante) deve se colocar 2 ou 3 ou 4(...). ed. Local: Editora, Ano.

MALTA, Sérgio Luiz et al. Manual de Orientação e Normalização de Trabalhos Científicos. Paulo Afonso-BA: FASETE, 2008.

  1. Contato

       Para maiores esclarecimentos contactar:

                     E-mail: editora@famen.edu.br   /   Whatsapp: (84) 98708-2247

 

       Para maiores esclarecimentos contactar:

                     E-mail: editora@famen.edu.br   /   Whatsapp: (84) 98708-2247