O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E REFLEXÕES

Palavras-chave: Coordenador pedagógico, Desafios, Trabalho pedagógico.

Resumo

Na sociedade contemporânea, temos vivenciado que a educação é um processo contínuo, dinâmico e que exige de todos os sujeitos a construção ativa de novos conhecimentos. Com isso, em se tratando do cotidiano escolar, destacamos o papel do coordenador pedagógico que é um dos profissionais que exerce uma função essencial para a construção da prática educativa, em que busca direcionar o trabalho pedagógico na escola que atua. Reconhecendo seu papel e visando desenvolver um planejamento dialógico e colaborativo. Nesse contexto, esta pesquisa tem objetivo compreender a função do coordenador pedagógico e suas respectivas atribuições, buscando identificar os principais obstáculos e desafios enfrentados por este profissional no contexto escolar. Nos respaldamos teoricamente nas contribuições de: Vasconcellos (2002; 2009), Libâneo (2004), Imbernón (2011), Zen (2012), Freire apud Brandão (1982), Piletti (1998) dentre outros. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, tendo como instrumento para coleta de dados, os diários de aula, seguindo as orientações de Zabalza. O locus de nossa pesquisa foi uma escola da rede pública estadual localizada no município de Caraúbas/RN. Os resultados evidenciam que para lidar com os dilemas da função, o coordenador precisa vencer desafios, como: aprimorar sua própria formação, estabelecer relações de harmonia, respeito e profissionalismo, construir um trabalho coletivo fundamentado na discussão de ideias para melhorar a cultura escolar sem imposição, mas por necessidade, visando dessa forma, a construção de uma educação pública de qualidade.

Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Desafios. Trabalho pedagógico.

Publicado
2021-08-25
Como Citar
Oliveira, J. M. de, Santos, J. D. dos, & Oliveira, L. S. C. de. (2021). O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO CONTEXTO ESCOLAR: DESAFIOS E REFLEXÕES . REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 2(2), 74 - 89. https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a20