A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA CMEI- MARIA MADALENA ROZENDO

Palavras-chave: Coordenador pedagógico, Ensino-aprendizagem, Docentes, Discentes.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar sobre como o coordenador pedagógico contribui para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem mediante a operacionalização do trabalho docente na escola. Os objetivos específicos corresponderam à: entender como o coordenador pedagógico atua junto aos docentes e discentes; verificar como a aprendizagem está chegando até o aluno, se está sendo prazerosa, se o aluno está adquirindo conhecimento, se as práticas pedagógicas estão articulada na construção do conhecimento. Como referencial teórico, nos embasamos em: Alves (2007), Franco (2008), Vasconcelos (2006), dentre outros. A metodologia que fundamenta nossa pesquisa é de abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa de campo com um coordenador pedagógico de uma instituição pública localizada no município de Caraúbas/RN. Como instrumento para coleta de dados, realizamos uma entrevista com o participante da nossa pesquisa. Os resultados evidenciam que o coordenador pedagógico deve é uma figura de fundamental importância no ambiente escolar, sendo que sua atuação deve ser itinerante e em constante diálogo tanto com os professores como com os alunos, ele deve estar suscetível à mudanças e apto a sugestões críticas e novas ideias para serem desenvolvidas na escola.

Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Ensino-aprendizagem. Docentes. Discentes.

Publicado
2021-08-26
Como Citar
Pessoa, L. K. G., & Urbano , E. D. A. da S. (2021). A ATUAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES NO CONTEXTO DAS AULAS REMOTAS: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA CMEI- MARIA MADALENA ROZENDO. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 2(2), 90 - 100. https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a21