O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ENSINO REMOTO

Palavras-chave: Aula remota, Coordenador pedagógico, Desafios pedagógicos.

Resumo

O texto reflete na prática profissional do coordenador pedagógico no contexto pandêmico relacionado ao ato de planejamento durante essa nova proposta de ensino. O estudo toma como base o desenvolvimento da prática exercida pelo coordenador pedagógico em escola pública. Para compreensão de ensino remoto nesse contexto, está associado ao relato de experiência, práticas pedagógicas e a necessidade no processo de formação continuada. A metodologia que fundamenta esta pesquisa é de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão de literatura e realização de uma pesquisa de campo com uma coordenadora pedagógica do ensino médio profissionalizante de uma instituição da rede pública localizada na zona rural do município de Caraúbas/RN. Os resultados evidenciam que muitos são os desafios enfrentados pela escola contemporânea neste novo formato de ensino, onde cabe ao coordenador pedagógico desenvolver ações que visem a participação efetiva de todos os docentes na realização de um planejamento efetivo, dialógico e democrático, tendo como protagonista do processo, o aluno e as formação social. A partir dessa análise, podemos compreender o processo de mudança e inovação em que ensino remoto sintetiza.

Palavras-chave: Aula remota. Coordenador pedagógico. Desafios pedagógicos.

Publicado
2021-08-30
Como Citar
Benevides, G. G., & Araújo, Z. T. S. (2021). O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ENSINO REMOTO. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 2(2), 128 - 139. https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a24